COMUNICÓLOGA
Doutora em Comunicação, com Pós-Doutorado em Sociologia da Infância

Conheça a Iniciativa Conto Comigo

Conto Comigo é uma proposta de fortalecimento dos vínculos nas relações humanas a partir da escrita de contos inspirados em experiências reais.


A INICIATIVA

A iniciativa Conto Comigo nasceu em 2022 a partir da escrita de contos inspirados em experiências reais vividas na infância. Inicialmente foram contadas vivências exclusivas da autora, e posteriormente pessoas convidadas contaram suas histórias para o projeto. Assim a proposta cresceu. Os contos de infâncias viraram um livro, o Conto Comigo – Histórias de Infância (Editora AGE, 2023).

Conto Comigo iniciou sua segunda produção em 2023, explorando nova temática: histórias de inclusão, com a publicação do livro prevista para 2024. 

Assim, a iniciativa Conto Comigo tem como objetivo produzir livros de contos, os cronicontos, todos eles inspirados em histórias reais a partir de temáticas variadas, em parceria com a Editora AGE.

POR QUE PUBLICAR LIVROS DE CRONICONTOS INSPIRADOS EM HISTÓRIAS REAIS?

Os livros são instrumentos potentes para (re)conhecimentos de histórias de vida. As histórias, muitas vezes de grande impacto emocional, podem acionar mudanças de comportamentos por intermédio da estética literária. A autora dos contos, além de explorar a prática da escrita literária, sua paixão, pesquisou a temática dos contos desde a sua Dissertação de Mestrado (2003-2004), foi líder de Grupo de Pesquisa e proponente e coordenadora da pesquisa O conto de um Imaginário que não para (2012-2016). Como escreve em sua dissertação:

Os contos, assim como os mitos, sendo símbolos traduzidos em palavras e arquétipos traduzidos em ideias (Durand), detêm as principais formas de pensar de cada geração e permitem o entendimento e construção das representações (determinantes da socialização) que “encaixarão” o indivíduo na sociedade, que ensinarão os valores, os limites e as transgressões. O conto emana do real, assume um caráter simbólico, propicia que os indivíduos organizem suas noções que serão refletidas nas suas representações, estas voltam ao real, transformam-se e criam novos contos: é uma tecnologia do imaginário que engendra imaginários (Tonin, 2004). 

Assim, confiante no caráter social, cultural, pedagógico, terapêutico e literário dos cronicontos, a intenção dessa iniciativa é contribuir para o fortalecimento dos vínculos nas relações humanas. 

POR QUE O NEOLOGISMO CRONICONTO?

Quem sugeriu esse nome de batismo para o gênero literário foi o Prof. Paulo Flávio Ledur, que justifica a denominação por constatar a presença de características essenciais do conto que se somam às da crônica.

Essa classificação define perfeitamente o que se passa no processo de escrita, pois, na prática, há um resgate de histórias, querendo contá-las, mas também impulso de conectadas com o cotidiano da vida atual.

A definição denota a potência desse gênero na prática. Através dele, são atualizadas as histórias, novas chances e visões são dadas a elas. É muito mais do que contar.

NOVE CRONICONTOS

Em 2022 foram publicados nove cronicontos no blog, em edição, limitada, on-line e gratuita, em comemoração ao 12 de Outubro, Dia das Crianças.

Cada um deles contou com uma imagem autoral, especialmente produzida para essa proposta, por Clarissa Menna Barreto. Junto ao Conto Comigo, a fotógrafa e ilustradora inaugurou a série Imaginâncias (imagens e imaginários das infâncias), inspirada nas histórias e fundamentada em seus estudos e pesquisas do imaginário, imagem simbólica, comunicação e infâncias, realizados durante seu percurso como orientanda de iniciação científica e de TCC da autora no LabGim da PUCRS. 

As trocas e compartilhamentos ao longo daqueles dois meses foram intensos e diversos, mobilizando a iniciativa para ampliar horizontes.

 QUER FAZER PARTE DESSA INICIATIVA?

Gostaria de conhecer mais sobre os contos, mobilizar encontros, oficinas, palestras, rodas de conversa sobre os cronicontos, sua produção e histórias? Ou mesmo de contar uma história para ser transformada em croniconto? Venha! Será uma alegria contar contigo. Contate a autora pelo WhatsApp 51 991660343.



Juliana Tonin

Criadora da iniciativa e autora dos cronicontos.


Compartilhe

Autor(A)

Conto Comigo

Contos inspirados em experiências reais.

Leia também

News

Reimaginar a Comunicação

Algumas experiências superam a racionalidade. Talvez seja por isso que a Unesco publicou, em 2022, cento e oitenta e nove páginas de um documento, ou

Leia mais »

News