COMUNICÓLOGA
Doutora em Comunicação, com Pós-Doutorado em Sociologia da Infância

Pesquisa-ação sobre escola online na pandemia é publicada na scielo preprints

A pesquisa “2020 nas telas: escola online para crianças em fase de alfabetização”, desenvolvida pela Profa. Dra. Juliana Tonin, pelo Dr. Anderson dos Santos Machado e pela Doutoranda Patrícia Ruas Dias, teve sua submissão aceita no servidor SciELO Preprints, no dia 26 de julho de 2021. A mais recente produção científica do Laboratório de Pesquisas da Comunicação nas Infâncias (LabGim) tem como tema central a alfabetização de crianças por meio da educação online no cenário pandêmico de 2020.

O artigo traz dados, reflexões e análises a respeito de uma pesquisa-ação realizada pelo LabGim em parceria com uma escola privada de Porto Alegre. A metodologia, que prevê a atuação direta dos pesquisadores no campo com intuito de “produzir mudança social a partir de uma ação prática” (p. 4), possibilitou compreender as condições de ensino online entre março e maio de 2020, logo no início da pandemia. A pesquisa-ação buscou atuar na qualificação da experiência de mediação entre as crianças e a escola por meio de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) na reestruturação das estratégias de continuidade das aulas. As reflexões sobre a experiência da educação online se mostrou potente quando redimensionada a comunicação, podendo superar perdas e restrições impostas pela pandemia da COVID-19.

O aceite do artigo do LabGim no SciELO Preprints é um importante reconhecimento à qualidade da produção e auxilia a socializar os conhecimentos produzidos nessa pesquisa-ação, possibilitando acesso imediato aos resultados.

O manuscrito pode ser acessado em: https://preprints.scielo.org/index.php/scielo/preprint/view/2684/4696

Compartilhe

Autor(A)

News

Notícias e novidades sobre o universo da Comunicação, Infâncias, Imagem e Imaginário.

Leia também

News

Reimaginar a Comunicação

Algumas experiências superam a racionalidade. Talvez seja por isso que a Unesco publicou, em 2022, cento e oitenta e nove páginas de um documento, ou

Leia mais »

News