COMUNICÓLOGA
Doutora em Comunicação, com Pós-Doutorado em Sociologia da Infância

Publicada síntese de resultados da Pesquisa Comunicação e Infância no Brasil

O artigo A Infância na Pesquisa em Comunicação no Brasil: teses e dissertações de 1970 a 2020, que apresenta os primeiros resultados da pesquisa Comunicação e Infância, acaba de ser publicado no Scielo Preprints:  https://preprints.scielo.org/index.php/scielo/preprint/view/6127/11770

A pesquisa ocorreu de agosto de 2016 a fevereiro de 2023, com objetivo de identificar, no campo acadêmico científico da Comunicação, a produção de conhecimento sobre infância. Foram coletadas Teses e Dissertações defendidas no Brasil de 1970 a 2020 e artigos científicos publicados em revistas científicas. O levantamento foi incentivado por diferentes agências de fomento, Capes, CNPq e Fapergs, com diferentes modalidades de bolsas para a participação de estudantes, além de bolsa para realização de pós-doutorado em Sociologia da Infância, no Cerlis, Paris V, Sorbonne, para a proponente e coordenadora pesquisa.

O artigo, que será publicado em revista científica ainda neste ano, compartilha síntese de resultados. Em 50 anos de história da pesquisa em Comunicação no Brasil, foram produzidas 11.326 teses e dissertações, dentre elas 198 sobre infância. O artigo apresenta síntese geral dos dados, no intuito de desenhar o mapa, a paisagem científica sobre infância no campo da Comunicação. A síntese privilegia, por um lado, dados quantitativos e, por outro, impulsionada por dados qualitativos, classifica, por categorias e rótulos originais, fruto de estudos, pesquisas e práticas, as formas pelas quais pensamos as infâncias, algo de interesse para muitas áreas.

A publicação é resultado tributário de uma pesquisa que fecundou formações, produções, conhecimentos e experiências diversos, testemunhos da polissemia produtiva das trajetórias das pesquisas, e do valor inestimável do incentivo à ciência. Anos de atividades nos quais participaram estudantes de Doutorado, Mestrado, bolsistas de Iniciação Científica, bolsistas de Iniciação Científica Júnior.

Compartilho essa entrega como parte do compromisso de um grande time, e desejo que provoque leituras, novas pesquisas, críticas, diálogos, enfim, que movimente e aprimore o nosso saber, porque esse parece ser o propósito de toda pesquisa. Como escreve Maria Immacolata Vassallo de Lopes (2004), “qualquer estudo é sempre feito dentro dos quadros de referência herdados do passado de uma ciência, do que é sua história e tradição. Porém, os objetos de estudo, por seu caráter histórico, dinâmico e mutável, colocam permanentemente em cheque essa tradição no sentido de sua renovação e revisão. A tradição é vista como um ponto de partida, na qual se enraíza a identidade de uma ciência, porém, nunca no sentido de fechar um saber, mas de abri-lo para dar continuidade à sua construção, pois um saber não é, em essência, nem estático, nem definitivo”. Assim avançamos.

Compartilho também que a Pesquisa Comunicação e Infância está preparando mais um resultado importante, que se refere à disponibilização de todas as Teses, Dissertações e Artigos Científicos dos 50 anos da Pós-graduação em Comunicação no Brasil em formato de Acervo no site da ComCrianças: comunicação em conexão com as crianças. O lançamento está previsto para junho.

Pesquisa Comunicação e Infância (2006 a 2013) – Equipe

Juliana Tonin – Proponente e Coordenadora da Pesquisa

Anderson dos Santos Machado – pós-doutorando em Comunicação

Patrícia Ruas Dias – Doutora em Comunicação

Larissa Caldeira de Fraga – Doutora em Comunicação

Amanda de Andrade Campo – Doutoranda em Comunicação

Jerônima Daltro Milton – Mestra em Comunicação

Victória Stephanie Duarte da Silva – Mestra em Comunicação

Clarissa Menna Barreto – Bacharel em PP

Daniela Nunes da Silva – Bacharel em Jornalismo

Lara Sukster – Bacharel em Jornalismo

Luiz André Furquim – estudante de PP e G+1

Anna Ortega – estudante de Jornalismo

Gabriela Kilian de Oliveira (integrante como IC Junior – Ensino Médio)

Lorenzo Mello (integrante como IC Junior – Ensino Médio)

João Pedro Schambeck Quaresma (integrante como IC Junior – Ensino Médio, estudante de Cinema e Publicidade e Propaganda).

Compartilhe

Autor(A)

News

Notícias e novidades sobre o universo da Comunicação, Infâncias, Imagem e Imaginário.

Leia também

News

Reimaginar a Comunicação

Algumas experiências superam a racionalidade. Talvez seja por isso que a Unesco publicou, em 2022, cento e oitenta e nove páginas de um documento, ou

Leia mais »

News