Pesquisas em andamento
01

2023 -

Comunicologia
nas Escolas

O objetivo da pesquisa é estruturar bases para promover nova Comunicação nas Escolas, a partir da criação de novo campo de conhecimento para a Comunicação, a Comunicologia, bem como nova formação profissional em Comunicação e Educação, de Comunicólogos, qualificados para atuar em ambientes educativos. A pesquisa pretende mobilizar promoção de Nova Cultura Comunicacional nas escolas, em prol de efetivas e afetivas conexões humanas e organizacionais.

02

2022 -

Infâncias em Diálogo:
por uma comunicação doltoniana

A pesquisa tem por objetivo identificar, reunir e sistematizar os elementos comunicacionais presentes na obra de Dolto, Françoise e Catherine. Integra os seguintes objetivos específicos: 1) promover o conhecimento da obra de Catherine Dolto no Brasil; 2) apresentar uma visão comunicacional da obra de Françoise e Catherine Dolto, para instrumentalizar profissionais da Educação, Saúde, Direito, bem como pais, mães e demais responsáveis em suas interações com crianças na Primeira Infância; 3) qualificar a comunicação nas relações humanas desde a primeira infância, e contribuir para que esse conhecimento possibilite novas formações e aberturas de campos de atuação para profissionais da Comunicação.

Pesquisas concluídas
01

De 2016 a 2023

Comunicação e Infância

Levantamento quantitativo e qualitativo das dissertações, teses e dos artigos científicos com ênfase na infância, produzidos no campo da Comunicação no Brasil, no período de 1970 a 2020. Objetivou-se compreender de quais formas os temas da Infância são pesquisados pela Comunicação, sob quais ênfases e perspectivas, afim de favorecer o estado da arte. 

PUBLICAÇÕES DA PESQUISA

2023

Infância na pesquisa em Comunicação no Brasil: teses e dissertações de 1970 a 2020

Revista Memorare / Scielo Preptints

VER

Teses, Dissertações e Artigos Científicos sobre Comunicação e Infância publicados no Brasil de 1970 a 2020

Conheça aqui o Acervo da Pesquisa Comunicação e Infância

02

2020

Pandemia e a escola online para crianças em fase de alfabetização

A pesquisa-ação objetivou compreender as estratégias e dinâmicas de ensino online para crianças em fase de alfabetização na pandemia. Acompanhou-se a experiência escolar de crianças de uma escola privada de Porto Alegre, diariamente, durante o período de 26 de março a 20 de novembro de 2020. Os resultados da pesquisa mobilizaram a implementação de ações, todas elas apresentadas e debatidas junto à equipe pedagógica da escola, que se configurava como a dimensão de atuação prática da pesquisa a partir das análises.

Os resultados favoreçam recursos para uma promissora experiência de mediação online para as crianças dessa faixa etária e ano escolar, praticados na escola pesquisada.

PUBLICAÇÕES DA PESQUISA

03

2019

A parole d’enfant na comunicação dos adultos com as crianças

Integrado ao projeto de pesquisa Educar pela Pesquisa: promovendo a autonomia na infância e adolescência, central para o LabGim, em 2019 realizou-se um exercício de pesquisa para compreender a noção de parole d’enfant (a voz da criança), a partir de um tema gatilho que mobilizou um cenário de negociações.

Com a participação de 60 crianças da faixa etária dos 5 a 8 anos, em 4 encontros (2 no laboratório e 2 no contexto de vida das crianças), explorou-se conceitos basilares da Sociologia da Infância de forma empírica e identificou-se suas aproximações de dimensões essenciais da comunicação, centradas nos diálogos entre adultos e crianças: a fala e escuta.

PUBLICAÇÕES DA PESQUISA

VER

Coletânea de pesquisas realizadas no LabGim (2022)

Conheça aqui o Livro Comunicação, Infância e Imaginário

04

DE 2012 A 2016

O conto (de um imaginário que) não para: análise das representações do imaginário infantil no cinema contemporâneo

Análise das metamorfoses ocorridas nos contos de fadas ou lendas através de suas manifestações em produções cinematográficas direcionadas ao público infantil. Analisou-se 28 produções lançadas de 2000 e 2012, todas envolvendo contos de fadas. Do universo de 28 filmes, 21 (78%) deles apresentaram mudanças nas versões dos contos de fada em sua trama, geralmente em tom de paródia. 

PUBLICAÇÕES DA PESQUISA

2023

Produções lançadas no Brasil entre 2000 e 2012, com classificação indicativa livre, nos gêneros infantil e/ou família e/ou animação, por ordem cronológica

2023

Séries televisivas, filmes educacionais, jogos e histórias lançadas no Brasil entre 2000 e 2012, com classificação indicativa livre, nos gêneros infantil e/ou família e/ou animação, por ordem cronológica e duração inferior a 60 minutos. Ordem cronológica.

2023

Produções tematizadas a partir de contos, contos de fadas, mitos e lendas escritos por diversos autores, lançadas no Brasil entre 2000 e 2012, com classificação indicativa livre, nos gêneros infantil e/ou família e/ou animação.

2023

Produções tematizadas a partir dos contos de fadas escritos pelos autores Hans Christian Andersen, Irmãos Grimm e Charles Perrault, lançadas no Brasil entre 2000 e 2012, com classificação indicativa livre, nos gêneros infantil e/ou família e/ou animação.

2012

Trabalho apresentado ao Grupo de Trabalho Imagem e Imaginários Midiáticos do XXI Encontro da Compós, na Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora