COMUNICÓLOGA
Doutora em Comunicação, com Pós-Doutorado em Sociologia da Infância

Prosa Junina

Eu e minha filha fazíamos desenho de São João para estrear lápis de cor e giz de cera novinhos quando, ao pintar a fogueira, comecei a cantar:

– Pula a fogueira iô iô, pula fogueira iá iá, cuidado para não se queimar, olha que a fogueira já queimou o meu amoooor.

– Que música horrorosa! disse ela.

Imediatamente parei de cantar e repassei palavra por palavra da música. O trecho “a fogueira já queimou o meu amor” saltou diante de mim e, sem pestanejar, respondi:

– Nossa, tens toda razão.

Seguimos desenhando. Enquanto pintávamos, eu remoía aquela letra, pensava na cena da pessoa queimada na fogueira, mas que imagem mais triste e ameaçadora para São João!

Foi quando ela finalizou:

– É, muito horrorosa. O que tem a ver “iô iô” com São João?

Viva São João!

Por Juliana Tonin

Mãe do Gabriel e da Catarina. Comunicóloga, Pesquisadora e Professora do Programa de Pós-graduação em Comunicação da FAMECOS/PUCRS. Pós-doutora em Sociologia da Infância (Paris V – Sorbonne), Coordenadora do LabGim, Laboratório de Pesquisas da Comunicação nas Infâncias.

Compartilhe

Autor(A)

Juliana Tonin

Vida em Comunicação

Leia também

News

Reimaginar a Comunicação

Algumas experiências superam a racionalidade. Talvez seja por isso que a Unesco publicou, em 2022, cento e oitenta e nove páginas de um documento, ou

Leia mais »

News