COMUNICÓLOGA
Doutora em Comunicação, com Pós-Doutorado em Sociologia da Infância

Rede Estadual pela Primeira Infância (REPI-RS)

A convicção de que é preciso uma aldeia inteira para cuidar de uma criança incentivou o nascimento da Repi-RS (Rede Estadual pela Primeira Infância do RS).

Conectada à RNPI Rede Nacional pela Primeira Infância (RNPI) – a rede estadual integra entidades da sociedade civil, do poder público, da iniciativa privada e amigos da rede, pessoas que atuam em prol da primeira infância (0 a 6 anos). Foram os membros da RNPI, que atuam no RS, e integrantes do Comitê Estadual Intersetorial pela Primeira Infância do Rio Grande do Sul (Ceipi RS), os protagonistas dessa iniciativa. São diversas e potentes trajetórias que se unem, com objetivo de promover sinergias para contribuir com o desenvolvimento integral das pessoas em seus primeiros anos de vida.

A iniciativa ComCrianças: comunicação em conexão com as crianças faz parte dessa aldeia. Assume o propósito de promover abertura de novos caminhos de conhecimentos e atuação em comunicação nas infâncias, uma comunicologia. No levantamento de estudos que relacionaram comunicação e infâncias no campo da comunicação brasileiro, realizado pela pesquisa Comunicação e Infância (2016-2023), dados revelaram baixas ocorrências de pesquisas com crianças de faixa etária entre 0 e 6 anos. Até 2020, por exemplo, não se produziu estudo sobre bebês. Contudo, o cenário é complexo em muitos outros domínios. Diferentes dados de campos de conhecimentos, de práticas e de territórios, mostram que os desafios são numerosos, cada um a seu modo.

E são iniciativas como essa, de mover-se em bando, de criar rede, de somar forças, de mobilizar o novo, que nos inspiram a mirar (e criar) possiblidades de vencê-los.

Agora, com Gabriela Martins (Zelo), Simone Sudbrack (PUCRS), Angelita Herrmann (PROMUNDO) e Susana Coward Fogliatto (Redin), assumimos a missão de atuar pela rede estadual como seu primeiro Grupo Diretivo REPI-RS /2024-2026.

A responsabilidade é imensa. E a torcida é para que os resultados positivos na vida de todas as crianças da primeira infância gaúcha sejam imensos também. 

Compartilhe

Autor(A)

ComCrianças

Comunicação em conexão com crianças.

Leia também

News

Reimaginar a Comunicação

Algumas experiências superam a racionalidade. Talvez seja por isso que a Unesco publicou, em 2022, cento e oitenta e nove páginas de um documento, ou

Leia mais »

News